• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas favorecem lavouras de soja em MT, mas podem prejudicar colheita


Segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 - 09h25

As chuvas que caem sobre as regiões produtoras de Mato Grosso, embora ainda irregulares, têm sido suficientes para manter a umidade do solo e favorecer o desenvolvimento das lavouras de soja recém-plantadas. "A condição não é magnífica, mas a situação dos plantios é muito, muito boa", disse Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia.


A falta de constância das chuvas vem desde o início da semeadura, em meados de setembro. O problema, de acordo com Santos, é que as precipitações intercaladas pelo tempo seco contribuem para a proliferação de lagartas, a exemplo da Helicoverpa. Na temporada 2012/13, a praga, que ataca também culturas como milho e algodão, causou prejuízos estimados em R$2,0 bilhões no país.


Ainda segundo o agrometeorologista, os mapas climáticos apontam que o verão será muito chuvoso não apenas em Mato Grosso, mas também em Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul.


As precipitações se concentrarão entre fevereiro e março, período de colheita, o que pode prejudicar o andamento dos trabalhos a campo. "Além disso, se as previsões se confirmarem, pode haver atrasos no plantio de milho safrinha. O excesso de umidade pode também levar ao apodrecimento dos botões florais do algodão, que estarão em fase de desenvolvimento em março", concluiu.


Fonte: Valor Econômico. Por Mariana Caetano. 2 de dezembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja