• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Ocorrência da Helicoverpa cresce em regiões com menos tradição no cultivo de grãos


Sexta-feira, 29 de novembro de 2013 - 09h00

A lagarta Helicoverpa armigera aparece cada vez mais em regiões com menos tradição no cultivo de grãos, e os produtores correm para encontrar maneiras para controlar a praga.


Especialistas afirmam que é essencial o monitoramento e a identificação correta da lagarta, para diferenciar das demais espécies. Uma das opções para o produtor é recorrer aos laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura.


Os irmãos Balech têm uma propriedade com cerca de 600 hectares de soja e 400 de milho em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Como a região não é muito tradicional no cultivo de grãos, a incidência da Helicoverpa ainda é pequena em relação a outros lugares.


- Ano passado nós não tivemos problemas com ela. Atualmente, também não estamos tendo, porque nós estamos efetuando o controle da lagarta com um estágio de ínstar bem pequeno e pegando as mariposas também, combatendo as mariposas - diz o produtor Charles Balech.


A presença da lagarta aumentou neste ano. E, para monitorar a praga, eles estão usando um tipo de armadilha com feromônio que atrai o macho da mariposa da Helicoverpa. A cada 10 hectares, ele coloca uma armadilha. E, em quatro semanas, eles conseguiram capturar quase 600 mariposas da Helicoverpa.


- Semanalmente, é feito o monitoramento das armadilhas semanalmente. E no campo, a cada dois dias, eu e os técnicos fazemos o monitoramento visual - acrescenta Balech.


Por enquanto, eles não tiveram prejuízos com a praga, porque neste ano a atenção está redobrada. Eles participaram de vários simpósios, congressos e cursos para lidar com a lagarta. Eles mesmos tentam fazer a identificação do inseto na propriedade.


Mas outra opção para os produtores é a análise feita em laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, espalhados pelo país. No Estado de São Paulo, o único que está habilitado pra fazer a identificação da lagarta é o Instituto Biológico, que fica na capital paulista.


Para os produtores que não conseguem vir até a capital paulista, há a opção de enviar pelos Correios. Se for mariposa, pode mandar por um envelope.


Se for a lagarta, o produtor precisa colocar a praga dentro de um recipiente com 30,0% de água e o restante com álcool que pode ser encontrado em qualquer supermercado. O serviço é cobrado e pode custar de R$100,00 a R$150,00.


Fonte: Canal Rural. 28 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja