• Sábado, 15 de novembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Brasil exporta volume recorde de carne de frango em outubro, mas receita cai

As exportações de carne de frango do Brasil atingiram 355,4 mil toneladas em outubro, recorde histórico para o mês.


As exportações de carne de frango do Brasil atingiram 355,4 mil toneladas em outubro, recorde histórico para o mês, refletindo uma demanda firme e a postergação dos embarques por conta das chuvas, disse a associação que reúne a indústria nesta quinta-feira.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, as vendas externas subiram 3,5%, segundo levantamento da UBABEF.

"Além da demanda externa, como a do Oriente Médio, (o aumento em volume) refletiu quase uma semana de portos parados por causa das chuvas", disse o diretor de mercados da UBABEF, Ricardo João Santin.

Chuvas interromperam em setembro operações nos três importantes portos usados no escoamento da carne de frango brasileira - Itajaí e São Francisco, em Santa Catarina, e Paranaguá, no Paraná - obrigando exportadores a reprogramarem seus embarques para outubro.

Apesar do volume maior, a receita com as exportações caiu 5,1% no mês passado ante outubro de 2012, para US$681,22 milhões.

Santin explicou que este recuo dos preços decorre do aumento momentâneo da oferta, após atraso nos portos, e por renegociações depois do pequeno recuo nos custos de produção, com a redução nos preços de milho.

"Mas nós esperamos compensar depois. Já deve voltar no próximo mês, porque voltará a ter um equilíbrio de oferta e demanda", acrescentou.

 Acumulado

No acumulado do ano até outubro, os embarques de carne de frango totalizaram 3,2 milhões de toneladas, queda de 1,4% em relação aos dez primeiros meses do ano passado. Em receita, houve aumento de 5,3% para US$6,67 bilhões.

O Oriente Médio se mantém como maior importador de carne de frango brasileira em 2013, com a aquisição de 1,2 milhão de toneladas de janeiro a outubro, volume 5,9% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Em segundo lugar vem a Ásia, que importou 922,0 mil toneladas, queda de 3,0% na mesma comparação.

Fonte: Reuters. Por Fabíola Gomes. 21 de novembro de 2013.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja