• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Emergência fitossanitária deve ser declarada em quatro estados nesta semana


Quinta-feira, 21 de novembro de 2013 - 09h12

Quatro estados, entre eles Goiás e Piauí, devem ter decretada emergência fitossanitária em função da lagarta Helicoverpa armigera ainda nesta semana. A garantia é do ministro da Agricultura, Antônio Andrade, que se reuniu nesta quarta-feira (20/11) com parlamentares da bancada ruralista.


Os deputados querem acelerar o processo de registro de defensivos químicos para combater as pragas, como a Helicoverpa. Andrade ainda confirmou o anúncio de medidas para o setor cafeeiro.


Depois de uma reunião a portas fechadas com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o ministro da Agricultura confirmou que sairão medidas para socorrer os produtores de café que amargam preços abaixo do mínimo garantido pelo governo. A decisão deverá será anunciada nesta quinta depois da reunião do Conselho Monetário Nacional.


- O governo entende a importância do café e quer negociar. As propostas são todas muito boas - diz Andrade.


O ministro da Agricultura garantiu também que ainda nesta semana deverá decretar emergência fitossanitária para quatro estados que estão sofrendo prejuízos com a lagarta Helicoverpa. Entre eles, estão Goiás e Piauí.


- O reconhecimento tem que ser após os Estados declararem as áreas - diz Andrade.


O ministro também recebeu uma proposta da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para acelerar a liberação dos registros de defensivos agrícolas, que hoje precisam passar por três filas diferentes: no Ibama, na Anvisa e no ministério da Agricultura. Hoje, mais de 7,7 mil pedidos de registro estão na lista de espera, que pode demorar até 10 anos. A ideia é de que seja criada uma câmara técnica com os três órgãos para dar agilidade aos processos.


- Pode ser um decreto, um projeto de lei ou uma medida provisória. As sugestões vão sair desse grupo de trabalho que se reúne já na próxima segunda-feira. Em qualquer caso, nós precisamos agilizar o processo de registro - afirma o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS).


Depois de formalizada, a proposta será enviada para análise da Casa Civil.


Fonte: Canal Rural. 20 de novembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja