• Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Temporais castigam lavouras de trigo do Rio Grande do Sul

Chuvas atrasam colheita de trigo no Rio Grande do Sul, provocando perda de qualidade do grão, que já foi comprometida devido às chuvas de granizo.


Alceu Bandera acompanha de perto a chuva na plantação de trigo, no município de Cruz Alta, região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A preocupação é pelo início da colheita, que estava marcada para o próximo fim de semana e corre o risco de ser adiado.

"Esse volume de chuvas provoca perda da qualidade do trigo pronto para colheita, reduz a produtividade e o peso", explica o consultor agrícola Jorge Vargas.

Outro problema enfrentado pelos agricultores da região é o granizo. A chuva veio acompanhada de pedras de gelo e em muitas propriedades, o prejuízo foi grande.

As pedras de gelo comprometeram toda a produção de uma propriedade. A lavoura que ia ser colhida em 10 dias ficou com as plantas quebradas. Segundo o produtor Édio Quaini, a perda é de 100%.

Nesta safra, o Rio Grande do Sul aumentou em 5,5% a área plantada. Se o tempo ajudar, a estimativa é que sejam colhidos 2,6 milhões de toneladas, 37% a mais que na safra passada, que sofreu bastante por causa do clima.

Fonte: Globo Rural. 22 de outubro de 2013.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja