• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas irregulares podem prejudicar plantio de soja em Mato Grosso


Terça-feira, 15 de outubro de 2013 - 09h10

O plantio de soja já iniciou em algumas partes do Brasil. As chuvas dos últimos dias atrapalharam os trabalhos em algumas regiões, já em outras as precipitações irregulares não dão condições suficientes de umidade para que se possa plantar.


Para esta semana, previsão da Somar Meteorologia indica que devem ocorrer novamente chuvas no Brasil Central, com o avanço de uma frente fria pelo Sudeste, que organiza a umidade da Amazônia. Também chove no Sul, com volumes maiores no Paraná.


No Centro-Oeste, os maiores volumes atingem Mato Grosso do Sul. Em Goiás, a chuva até se mostra com volumes razoáveis, mas ainda não se observa chuvas regulares em Mato Grosso. Nesse estado, a chuva ainda deve ser muito irregular nesta semana e isso pode prejudicar o andamento do plantio.


O plantio da soja em Mato Grosso continua muito desigual. Como as chuvas que vêm ocorrendo não estão generalizadas, muitas propriedades ainda não apresentam teores de umidade do solo suficientes para iniciar o plantio.


Desse modo, há propriedades que já estão com boa parte de suas áreas semeadas, enquanto outras ainda estão no início. Mesmo com a ocorrência de chuvas irregulares, as lavouras até agora semeadas não apresentam nenhuma grande anomalia que possa comprometer a produtividade.


No Paraná, as chuvas dos últimos dias atrapalharam a evolução do plantio. Como os solos apresentam excelentes níveis de umidade, as lavouras vêm apresentando bons índices de desenvolvimento, não sendo observada nenhuma anomalia que possa comprometer a produtividade das lavouras.


 O mesmo vem acontecendo em Mato Grosso Sul; o estado avançou pouco de uma semana para outra, pois além das chuvas na região centro-sul do estado, a parte centro-norte continua com chuvas irregulares e, portanto, os mesmos problemas de Mato Grosso e Goiás.


Em Goiás, as condições só não estão piores porque a vazio sanitário terminou no final de setembro, e por isso, o plantio ainda está bem em seu inicio.


Tanto em São Paulo quanto em Minas Gerais, o plantio ainda está se iniciando. Nos últimos dias, as chuvas inviabilizaram qualquer atividade de plantio. Mas por outro lado, essas chuvas favoreceram a elevação da umidade do solo e, consequentemente, irão dar plenas condições ao plantio essa semana.


Na Bahia, o plantio ainda não começou, pois não houve registros de chuvas nesses últimos dias e não há condições favoráveis ao plantio.


Fonte: SOMAR. 14 de outubro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja