• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

FAO reduz estimativa para a safra global de grãos


Sexta-feira, 4 de outubro de 2013 - 09h26

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) revisou para baixo a estimativa de produção de grãos para o ciclo 2013/2014. Os dados foram divulgados na quinta-feira (3/10).


A safra deve atingir 2,49 bilhões de toneladas, uma diferença de 3 milhões em relação ao previsto no mês passado. De acordo com a FAO, um dos motivos é a redução na expectativa de colheita de trigo na América do Sul.


Mesmo com a redução, o número representa um crescimento de 8% em relação ao ciclo anterior. A agência das Nações Unidas avaliou que a evolução na safra de um ano para outro se deve principalmente aos chamados cereais secundários, como milho, cevada e sorgo.


"Os Estados Unidos, maiores produtores mundiais de milho, seria responsável pela maior parte do crescimento, já que se espera obter uma colheita de 348 milhões de toneladas, 27% a mais que no ano passado, quando foi atingido pela seca", informou o comunicado da FAO.


A agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação informou ainda ter registrado queda no seu índice global de preços de alimentos pelo quinto mês seguido. O indicador atingiu 199,1 pontos, 1% a menos que o apurado em agosto. Desde o começo do ano, a queda é de 11 pontos.


Redução, segundo a FAO, "amparada por uma forte queda nos preços internacionais de cereais. Já os preços de produtos lácteos, óleos, carnes e açúcar aumentaram ligeiramente".


O índice de preços de alimentos da FAO é baseado em uma cesta de 55 produtos.


Fonte: Globo Rural. 3 de setembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja