• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Colheita do milho safrinha segue em ritmo acelerado em Minas Gerais


Segunda-feira, 26 de agosto de 2013 - 08h53

A colheita do milho da segunda safra nos 320 hectares que o agricultor Antônio José de Lima cultivou em Patrocínio, no Alto Paranaíba, está no começo. Menos da metade da área foi colhida e a produtividade está agradando. "Estamos esperando uma produtividade 120 sacas, em média", diz.


Em Minas Gerais, o milho da segunda safra, o chamado safrinha, se tornou uma opção lucrativa para os produtores, tanto que em comparação com a mesma safra do ano passado, a área plantada com o cereal no estado aumentou 26%.


De acordo com o último levantamento de safra da CONAB, o milho da segunda safra em Minas Gerais ocupa uma área de 118 mil hectares. O ano passado, a mesma safra foi plantada em 94 mil hectares. "Além de obter um lucro extra na propriedade, o produtor tem outro grande benefício, que é a formação de palhada, fundamental para a próxima cultura, com a liberação de nutrientes. A produtividade aumenta muito", explica Alex Rodrigo de Lima, agrônomo.


O agricultor Francisco Gonçalves, também de Patrocínio, aproveitou bem o momento. Ele plantou mais de mil hectares, o dobro em relação ao ano passado. Francisco já negociou parte da safra e garantiu um bom lucro. "O meu custo hoje está em torno de R$11,50 por saco e eu consegui fazer venda um pouco antecipada a R$23, então sobra um lucro razoável", diz.


De acordo com a CONAB, a produção do milho safrinha em Minas Gerais deve chegar a 620 mil toneladas, aumento de 18% em relação ao ano passado.


Fonte: Rural BR. 25 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja