• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Lavouras de trigo na Argentina precisam de chuvas, diz Ministério


Segunda-feira, 19 de agosto de 2013 - 09h02

As lavouras de trigo da Argentina precisam de chuva para evitar perdas na safra deste ano. "A umidade do solo começa a ser limitante em Bragado, no norte da província de Buenos Aires", dizem técnicos do Ministério da Agricultura em relatório divulgado na sexta-feira (16/8).


Segundo eles, as chuvas precisam ser de moderada quantidade para manter a umidade e as condições ideais dos cultivos. Em alguns casos pontuais, como na região Sudoeste - Ayacucho, Mar Chiquita e Rauch-, "a situação hídrica é complicada, já que há mais de dois meses não se registram precipitações de importância". Por outro lado, em Bahia Blanca a umidade adequada tem favorecido o desenvolvimento das plantas.


O relatório destacou, ainda, que as baixas temperaturas nos últimos dias - em algumas regiões chegou a zero - afetaram as plantações, mas as consequências não foram graves. "Na última semana, houve em Pehuajó intensas geadas que afetaram levemente as plantas recém-nascidas, mas não se considera que incida em seu posterior desenvolvimento", ressalta o relatório.


A província de Buenos Aires é responsável pela metade do trigo produzido na Argentina. O governo estima uma área de 3,9 milhões de hectares com o cereal nesta safra 2013/2014. O relatório afirma que a fase de implantação está praticamente concluída. A última colheita de trigo argentino foi uma das piores dos últimos 110 anos e resultou em escassez para o abastecimento doméstico.


Fonte: Estadão Conteúdo. 16 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja