• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Etanol cai e sustenta vantagem em relação à gasolina em São Paulo


Terça-feira, 6 de agosto de 2013 - 08h56

Os preços do etanol hidratado caíram 0,9% ao consumidor final do estado de São Paulo na última semana, o que tornou seu uso mais atrativo, segundo levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Com isso, seu preço passou a equivaler 64,46% do valor da gasolina na semana entre 29 de julho e 3 de agosto (ante 64,72% da semana anterior).


A vantagem só não se ampliou mais porque os preços da gasolina também recuaram (0,51%) no mesmo período. Para ser considerado atrativo abastecer com o biocombustível, seu preço ao consumidor tem que equivaler a menos de 70%. Desde junho, esse percentual para o Estado de São Paulo vem se mantendo estável entre 65% e 64%.


Na capital paulista, esse percentual foi praticamente o mesmo (64,5%) na semana entre 29 de julho e 3 de agosto. No Estado de São Paulo, a maior viabilidade econômica para abastecer com etanol está no município de Araçatuba, onde o preço do litro do biocombustível equivale a 54,89% do preço do litro da gasolina. Nessa cidade, o preço do hidratado ao consumidor caiu 9,9% em quatro semanas, para R$1,56 por litro nos postos.


Em Ribeirão Preto, outra cidade que, assim como Araçatuba, é sede de muitas usinas de cana-de-açúcar, o preço do etanol hidratado ao consumidor equivaleu na última semana a 62% do preço da gasolina. Nas últimas quatro semanas, o etanol recuou 5,5% ao consumidor final dessa cidade.


Fora de São Paulo, os outros estados nos quais abastecer com etanol é mais vantajoso que a gasolina são Goiás (65%), Mato Grosso (65%) e Paraná (67%).


Na usina em São Paulo, os preços ficaram praticamente estáveis na última semana. O indicador Cepea/Esalq para o hidratado subiu 0,55%, a R$1,0893 o litro, na semana encerrada em 2 de agosto. Nas últimas quatro semanas, no entanto, o indicador acumula queda de 4%.


Fonte: Valor Econômico. Por Fabiana Batista. 6 de agosto de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja