• Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Instituto Capixaba de Pesquisa lança café conilon de bebida superior


Segunda-feira, 8 de julho de 2013 - 09h33

Novas variedades de café conilon podem mudar o panorama da cafeicultura no Espírito Santo.


Tradicionalmente classificado com neutro, muito utilizado na fabricação do solúvel e nos blends das torrefações para complementar as variedades arábicas, o conilon se prepara para voo solo com as novas variedades de bebida superior.


As variedades Diamante Incaper 8112, Jequitibá Incaper 8122 e Centenária Incaper 8132 foram desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Embrapa Café.


A Embrapa relata que cada uma das três novas variedades é formada pelo união de nove espécies clonadas, que são superiores.


"Além de possuírem características para a produção de bebida com classificação superior, são altamente produtivas, podendo alcançar rendimentos superiores a 120 sacas beneficiadas por hectare em plantios irrigados com alta tecnologia. Também apresentam boa estabilidade de produção, uniformidade de maturação, moderada resistência a ferrugem e ainda tolerância a seca.


Segundo a Embrapa, pela primeira vez o programa brasileiro de melhoramento de café conilon utilizou análises de qualidade (sensoriais e bioquímicas) como critério para o desenvolvimento de novas variedades clonais.


As análises foram provenientes de amostras de grãos preparados pelo processo de secagem natural, de todos os clones componentes das variedades, coletadas em três locais representativos e distintos no Espírito Santo.


A nota relata que para avaliação foi utilizado o protocolo de degustação de cafés finos da Coffee Quality Institute.


"As variedades obtiveram médias de 77,5 a 79 pontos numa escala de 0 a 100, o que as classifica como cafés superiores. Nos sabores e aromas das novas variedades clonais, foram observadas notas de chocolate, caramelo, retrogosto adocicado, toque de frutas vermelhas e cacau."


Fonte: Agência Estado. 6 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja