• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Declaração da primeira etapa de vacinação contra aftosa termina nesta sexta em Mato Grosso


Quinta-feira, 13 de junho de 2013 - 08h17

Em Mato Grosso, os produtores tem até sexta-feira (14/6), para declarar ao Instituto de Defesa e Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) as vacinações contra a febre aftosa. Essa etapa foi marcada pelo não funcionamento de um novo sistema online.


A notícia seria boa se não fosse um porém. O sistema eletrônico do Instituto de Defesa Animal não comportou a demanda dos produtores. E os problemas não se limitam apenas à campanha de vacinação. Os pecuaristas reclamam também da emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), o que vem causando o atraso nos abates.


Segundo o produtor Luiz Neister, a espera em frente ao computador para conseguir os documentos tem levado quase sete horas.


O sistema online é novo, implantado há cerca de seis meses. O centro de processamento de dados de Mato Grosso afirmou que houve congestionamento no sistema devido ao volume de confirmações de vacinação deixado para a última hora.


Mas a crise no Indea não para por aí. O órgão arrecada cerca de R$28,00 milhões por ano. Dados da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) dão conta de que o governo reinveste no Indea menos de 50,0% desse montante. Falta de pessoal e frota sucateada também comprometem a segurança do maior rebanho nacional, hoje com 28 milhões de cabeças.


- O Indea precisa funcionar, é um órgão da maior importância - diz Luciano Vacari, superintendente da Acrimat.


Fonte: Rural BR. Por Eduardo Silva. 12 de junho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja