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Scot Consultoria

Exportar em menor quantidade torna o frete mais rápido e barato


Terça-feira, 4 de junho de 2013 - 08h39

Hoje, quase toda a soja do Brasil é exportada a granel. O Rio Grande do Sul colheu este ano uma safra recorde de soja: 12 milhões de toneladas. Com uma oferta maior de grãos, tanto produtores como exportadores procuram alternativas para escoar mais rapidamente a safra para o exterior.


Na região de Cruz Alta, em vez de mandar a soja para o porto a granel, uma cerealista coloca a mercadoria em um contêiner. O objetivo é atender os países compradores que têm portos menores e não conseguem receber os grandes navios graneleiros.


De Cruz Alta, os caminhões rodam 480 quilômetros para levar a carga até o Porto de Rio Grande. Ao chegar no porto, os contêineres são colocados no pátio junto com outras cargas.


O Porto de Rio Grande deve exportar este ano cinco mil toneladas de soja em contêiner. A remessa pode ser entregue de forma mais rápida aos compradores porque aproveita a escala de navios que transportam outras mercadorias.


Outra vantagem é o frete reduzido. "O contêiner tem que voltar vazio para a Ásia, porque a gente compra muito daquela região e exporta pouco para lá, então a competitividade do frete é justamente porque ele fica mais barato e cobre o custo do retorno", explica Paulo Bertinetti, diretor do porto.


Fonte: Expresso MT. 3 de maio de 2013.



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