• Quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

MPF investiga abate clandestino de gado em cinco estados

Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar abates clandestinos em cinco estado do Brasil.


O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquéritos civis públicos para investigar o abate clandestino de gado em cinco estados: Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia.

Como primeira medida, foram requeridas informações aos órgãos federais de fiscalização, como Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que terão 30 dias para enviar os dados.

Os governos estaduais terão que comunicar o MPF o resultado de fiscalizações em frigoríficos cuja inspeção seja de responsabilidade dos estados ou municípios. A Receita Federal também deverá informar processos de investigação encerrados sobre sonegação previdenciária e fiscal.

Segundo o procurador da República Daniel Azeredo, coordenador do grupo de trabalho Amazônia Legal da 4ª Câmara da Procuradoria-Geral da República, as investigações foram motivadas por uma demanda da própria indústria formal de frigoríficos, que reclama dos prejuízos causados pelo abate clandestino, além dos riscos de danos à saúde pública e ao consumidor.

Segundo Azeredo, serão analisados diversos aspectos vinculados à atividade clandestina, como desmatamento ilegal, abate irregular em terras indígenas, questões envolvendo o consumidor e fraudes no sistema de fiscalização do Ministério da Agricultura.

As investigações foram abertas em Estados nos quais o MPF já fechou acordos com a indústria formal para evitar a compra de gado vindo de regiões desmatadas e onde haja trabalho escravo. A ideia é depois expandir o combate ao abate clandestino para outros estados.

Fonte: Valor Econômico. Por Maíra Magro. 10 de abril de 2013.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja