• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preços dos alimentos disparam no país da supersafra


Quarta-feira, 10 de abril de 2013 - 08h41

Parece coisa de maluco! "Preço de alimentos dispara e ameaça meta de inflação", alerta o jornal "O Globo" de terça-feira (9/4), enquanto a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) confirmava a supersafra de grãos de 184,00 milhões de toneladas, 10,0% superior a do ano passado. O diretor de redação de Globo Rural, Bruno Blecher, comentou o assunto na terça-feira (9/4) no boletim CBN Agronegócios.


O tema é propício também para avaliar o anúncio do Índice de Preços por Atacado (IPA) e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Se, por um lado, considerando o IPA, a instituição aponta para a deflação no preço dos produtos agrícolas em 0,72% no mês de março - após queda de 0,48% em fevereiro -, por outro, no IPCA, a inflação deve romper o teto da meta, de 6,5%, no mesmo mês. A avaliação é do economista da Fundação Getulio Vargas (FGV) Salomão Quadros, que espera 0,45% para o indicador.


A alta dos preços dos alimentos explica parte da aceleração da inflação neste primeiro trimestre de 2013.


"Chama atenção o número de produtos excluídos do núcleo da inflação do varejo (que isola altas e baixas excessivas). No IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna de março, divulgado na terça-feira, dia 9/4), foram excluídos cerca de 50 de 85 produtos. Não é normal. O normal seria ficar na casa de 40. Isso combina com a difusão crescente", ressaltou Quadros. O economista acredita, no entanto, que esse cenário de inflação acima do teto da meta será temporário. "A tendência para a taxa (no acumulado) de 12 meses é diminuir", afirmou.


Entre as principais pressões na inflação neste ano estão os alimentos, cujos preços avançam, apesar de serem acompanhados por um aumento da safra. O tomate, por exemplo, ficou 70,34% mais caro de janeiro a março. "A recuperação da safra de tomate, por exemplo, foi boa, mas não o suficiente para recuperar perdas anteriores", disse Quadros.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 9 de abril de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja