• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Estoque doméstico de grãos da China está em nível recorde


Terça-feira, 26 de março de 2013 - 08h17

Os estoques de grãos da China estão atualmente em um patamar recorde depois que o país registrou em 2012 o nono ano consecutivo de aumento da produção, disse o chairman da Corporação de Reservas de Grãos da China (SINOGRAIN), Bao Kexin, no fim de semana.


Bao não informou números sobre as reservas estatais de grãos. Mas, em um fórum no sábado (23/3), ele destacou que as proporções de arroz, trigo e milho nos estoques do governo podem refletir a demanda atual pelos grãos. A transcrição dos comentários do executivo foi publicada no portal estatal de notícias China Economic Network.


Os estoques recordes devem ajudar o governo a manter os preços dos alimentos sob controle e a taxa de autossuficiência da China em nível alto, mas pode decepcionar exportadores de grãos que estão otimistas sobre o potencial importador do mercado chinês.


Contudo, a China enfrenta um grande desafio porque a industrialização e urbanização reduzem a disponibilidade de terras cultiváveis e diminuem o número de produtores de alimentos, ao passo que a procura por grãos e carne aumenta com o crescimento da população e a ocidentalização da dieta.


As importações chinesas de cereais no ano passado subiram 156,7% ante 2011. Já o total importado pelo país em 2012 subiu 8,73 milhões de toneladas em relação ao ano anterior. O executivo atribuiu a disparada das compras da China aos preços internacionais mais baixos dos cereais e não à escassez doméstica. "É puramente uma ação de mercado que resulta de questões de preço, não de uma falta de cereais na China", afirmou Bao.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 25 de março de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja