• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Clima e pragas reduzem produtividade das lavouras de soja em Mato Grosso


Sexta-feira, 22 de março de 2013 - 08h32

A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) informou na quarta, dia 20, por meio de comunicado que a produtividade da soja na reta final da colheita está abaixo do esperado. Conforme a associação, o clima mais seco no início do plantio e o excesso de chuvas durante a colheita reduziram em oito a 12 sacas por hectare o rendimento médio das plantações.


"Esperávamos 60 sacas por hectare, mas a média foi de 50 sacas", conta Fernando Cadore, delegado da Aprosoja em Primavera do Leste, no sul do estado.


No oeste de Mato Grosso, a produtividade média também deve ficar em torno de 50 sacas por hectare, disse o vice-presidente da associação na região, Alex Utida. No leste, ainda falta colher 40% da área porque o ciclo da soja é mais tardio, mas altas temperaturas aceleraram o amadurecimento das plantas, o que deve refletir no rendimento das lavouras.


No norte do estado, além das dificuldades climáticas, os produtores também tiveram problemas com pragas e a produtividade média caiu duas sacas por hectare em relação ao ano passado, para 48 sacas por hectare.


"Tivemos a presença de diversas lagartas que atacaram as lavouras", afirmou o segundo vice-presidente da Aprosoja na região, Silvésio de Oliveira.


Fonte: Canal Rural. Pela Redação. 20 de março de 2013. 


 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja