• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Raiva bovina provoca morte de 66 animais no Acre


Quarta-feira, 20 de março de 2013 - 16h13

O governo do Acre confirmou que a morte de 66 animais em seis propriedades do município de Porto Walter, no oeste do estado, foicausada por raiva bovina.


Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), foi recomendada a vacinação contra a raiva num raio de 12km de distância das propriedades atingidas, que ficam nas comunidades Estirão de Buenos Aires, Novo Horizonte e Califórnia, todas situadas às margens do Rio Juruá e todas acima da sede municipal de Porto Walter. O IDAF também proibiu o consumo da carne das regiões afetadas no município.


Há menos de dois anos a doença foi identificada nos municípios de Feijó, Tarauacá e Mâncio Lima, e em outubro do ano passado em Guajará (cidade do Amazonas, situada a 18km de Cruzeiro do Sul).


A direção do IDAF afasta qualquer relação da raiva bovina com o surgimento de focos de aftosa.


- Não houve falhas por parte do instituto. O que aconteceu foi que os produtores não fizeram o dever de casa, que era ter saneado o rebanho - diz o presidente do IDAF, Jeferson Ludarnelli Cogo.


O Acre não tem uma legislação que regulamente a saúde animal. O diretor não descarta a possibilidade de intervir na proibição de transporte de animal das propriedades que não vacinaram o gado.


Fonte: Canal Rural. Pela Redação. 19 de março de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja