• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Comércio de carne de aves com a China é crescente, diz Célio Porto


Terça-feira, 5 de março de 2013 - 08h43

O mercado de carne de aves com a China aumenta a cada ano, desde o início das exportações em 2009. Passamos de 24 mil toneladas naquele ano para 196 mil em 2011. Os números mostram que o Brasil respondeu por 74% do comércio de carne de aves com a China nesse ano. Já os dados referentes ao ano passado ainda não foram divulgados.


O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/MAPA), Célio Porto, informa que o mercado com a China está em ritmo crescente. "Tudo indica que vamos aumentar o número de exportações para o país". Ainda segundo Célio Porto, o comércio com a China é interessante porque complementa a demanda do produtor, já que os chineses consomem também as partes da ave, que são pouco apreciadas no Brasil: "Os cortes nobres no nosso país são peito, coxa e sobrecoxa. Como eles compram as partes que não estamos acostumados a consumir, é uma complementaridade para o produtor", explicou.


De acordo com o secretário, o governo tem tratado com as autoridades chinesas a possibilidade de habilitação por equivalência para alguns dos frigoríficos que não foram visitados pela missão Chinesa. "Isso significa que faremos a auditoria e enviaremos documentos à China comprovando que o frigorífico atende aos requisitos chineses. Caso eles aprovem, o estabelecimento será habilitado", destacou.


Até março do ano passado, 24 estabelecimentos estavam habilitados a exportar carne de aves para a China. Recentemente, o país aprovou mais cinco frigoríficos, um em São Paulo, um Mato Grosso do Sul e três em Santa Catarina.


Fonte: MAPA. Pela Redação. 4 de março de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja