• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Colheita de cana no Brasil deve crescer 9% na próxima safra


Terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 - 08h31

Rabobank divulgou análise na segunda-feira (25) em que afirma que a colheita de cana-de-açúcar na principal região produtora do Brasil vá se recuperar em 2013/14 e crescer mais de 9%, para 580 milhões de toneladas.


O Centro-Sul do Brasil é responsável por 90% da produção de cana no país, que é processada para a produção de açúcar e etanol. Nos últimos dois anos, a tendência de produção tem sido de baixa, sendo que em 2012/13, 532 milhões de toneladas de cana foram processadas.


No Brasil, diferentemente de outros países produtores, a maior parte das usinas produz açúcar e etanol, o que significa que elas variam a produção conforme a expectativa de preços. "Esta possibilidade é particularmente importante neste ano porque a colheita no Brasil deve ser abundante ao mesmo tempo em que os estoques globais de açúcar estão altos", disse Andy Duff, na análise do Rabobank.


"Isto, somado ao recente anúncio de aumento de 6,6% no preço da gasolina nas refinarias, vai incentivar a discussão de como os preços baixos do açúcar hoje vão ficar em 2013", acrescentou o analista.


O banco espera que os preços do etanol dentro do Brasil se mantenham firmes em 2013/14, em torno de R$1,27 por litro, o que equivale ao preço de açúcar demerara em Nova York em torno de 19 centavos por libra-peso. Dada a típica sazonalidade da demanda e oferta de etanol, no entanto, o banco estima que os preços do açúcar podem cair para 17 centavos de dólar por libra-peso entre maio e julho.


Fonte: Valor econômico. Com informações de Dow Jones Newswires. 25 de fevereiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja