• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mapa busca apoio do Consea para modernização das Ceasas no país


Quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013 - 08h40

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) propôs ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) que integre as discussões sobre a reestruturação das Centrais de Abastecimento (Ceasas) no país. De acordo com o Mapa, as Ceasas terão papel decisivo na implementação das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional pelo governo, a partir do Plano Nacional de Abastecimento. A reunião com os conselheiros do Consea, realizada na manhã de quarta-feira, dia 6 de fevereiro, em Brasília, foi conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Caio Rocha.


Rocha destacou a importância de o Consea participar com proposições na construção da proposta de reestruturação das Ceasas. Isso se dará por meio da avaliação dos relatórios que serão elaborados pelo Grupo de Trabalho (GT), constituído pelo Mapa no final do ano passado para reestruturar as Ceasas. O prazo para a elaboração dos relatórios é até o final do mês de fevereiro, quando os documentos serão enviados ao Conselho para avaliação.  A estimativa é de que até o dia 23 de abril, quando a Comissão Permanente de Abastecimento do Consea se reúne, o relatório seja referendado pelos conselheiros e devolvido ao Ministério com as contribuições.


"A participação do Consea é muito importante na construção da política nacional de abastecimento. Não podemos falar do plano sem incluir a segurança alimentar e nutricional. Por isso as contribuições do Consea são essenciais para a conclusão do relatório que será posteriormente encaminhado ao ministro Mendes Ribeiro", salientou o secretário.


Saiba mais


Entre os objetivos do Plano Nacional de Abastecimento, constam a promoção da organização entre as cadeias produtivas de distribuição dos excedentes agrícolas, o incentivo ao uso e ao acesso de embalagens devidamente adequadas à legislação, aperfeiçoamento do controle de qualidade e diminuição das perdas de excedentes. Também se destacam o subsídio ao conhecimento para a educação nutricional e a recuperação das estruturas físicas de centrais de abastecimento.


Fonte: MAPA. Por Mônica Bidese. 6 de fevereiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja