• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

China importa 6,8% mais soja em 2012/13


Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 - 08h39

As importações chinesas de soja devem crescer 6,8% e alcançar a marca recorde de 61 milhões de toneladas na temporada 2012/13, que termina em 30 de setembro, estima o Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês).


Ao todo, os chineses devem consumir 75,1 milhões de toneladas no mesmo período, um aumento de 6% sobre o ciclo passado. Desse modo, mais de 81% da demanda doméstica será suprida por outros países, sobretudo Brasil e Estados Unidos.


O IGC declarou ainda que a produção mundial da commodity deve se recuperar das perdas registradas em 2011/12, quando as lavouras da América do Sul foram castigadas pela estiagem.


A expectativa é de uma colheita recorde, de 271 milhões de toneladas, um aumento de 14% em relação à temporada passada. Segundo a entidade, a previsão depende inteiramente de uma recuperação da produção na América do Sul, que pode mais do que compensar as perdas sofridas nos EUA.


A área plantada com soja no Brasil cresceu 9% neste ano, e a colheita pode alcançar a marca inédita de 83 milhões de toneladas - um aumento de 25% em relação à safra passada. O Brasil está em fase inicial de colheita, e o clima sinaliza uma safra sem problemas significativos. Na Argentina, onde cerca de 90% do plantio já foi concluído, a área dedicada à soja cresceu 4%. A expectativa é de uma colheita também recorde, de 54 milhões de toneladas.


A safra 2012/13 dos Estados Unidos, iniciada em 1º de setembro, já foi praticamente toda comercializada. Até o começo do mês, cerca de 31 milhões de toneladas já haviam sido comprometidas com exportadores. Trata-se de um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ciclo anterior. O volume já negociado corresponde ainda a 85% da projeção do governo americano para toda a temporada, que se encerra apenas em agosto. "Os compradores agora vão se voltar para a América do Sul a fim de assegurar seu abastecimento."


O comércio global de farelo de soja também está se expandindo e deverá aumentar 4% neste ano-safra, para um recorde de 59,2 milhões de toneladas. Segundo o ICG, há um aumento da demanda na União Europeia, onde a produção de colza tem diminuído nos últimos anos.


Fonte: Valor Econômico. Por Sameer C. Mohindru. 22 de janeiro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja