• Sexta-feira, 14 de novembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Agricultores de MT reclamam da falta de chuva nas lavouras de soja

Produtores de soja do estado estão pedindo mais água. Chuva ajuda no desenvolvimento das lavouras e no combate às pragas.


De longe, a soja em Tangará da Serra, sudoeste de Mato Grosso, está bonita, mas para o produtor, poderia estar melhor.

De perto, dá pra ver que a falta de chuva não atrapalha só o crescimento da planta, mas a produtividade. As folhas foram picotadas por lagartas.

Para controlar a lagarta da maçã e a grande população da lagarta, conhecida como falsa medideira, o produtor precisa pulverizar mais, o que encarece os custos.

Agricultores de todas as regiões produtoras de Mato Grosso passam por este problema. Em Campo Novo do Parecis também ocorrem lagartas nas lavouras. O agricultor Antônio Guzati aumentou 20% a pulverização e mesmo assim, para melhorar a lavoura, é preciso mais chuva. "As chuvas têm sido localizadas, ainda não tivemos uma boa chuva em toda a região", conta.

Além do aparecimento de pragas, a falta de água pode prejudicar o desenvolvimento da planta nesta fase, quando os grãos começam a encher as vagens.

Ainda é cedo para estimar queda na produtividade, mas para começar o ano mais tranquilos, os produtores fazem pedidos de chuva.

Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 2 de janeiro de 2013.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja