• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

CNA assina acordo de cooperação técnica para implementação do Cadastro Ambiental Rural


Sexta-feira, 21 de dezembro de 2012 - 16h06

O presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gilman Viana Rodrigues, defendeu, nesta quinta-feira (20/12), em Brasília, a regularização ambiental das propriedades rurais e afirmou que a CNA vai colaborar nesse processo, difundindo conhecimento sobre técnicas de recuperação. "Vamos fazer uma radiografia do que existe, dentro da competência de cada um, para ajudar a resolver um problema que não é só de um setor, mas sim do Brasil", afirmou ao participar, no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da cerimônia de assinatura de novos acordos de cooperação técnica para implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), previsto no novo Código Florestal.


Os acordos foram assinados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que lembrou da importância do setor rural para a economia do país. "Sabemos da importância do agronegócio para a manutenção do PIB (Produto Interno Bruto)", afirmou a ministra, defendendo o crescimento do país com sustentabilidade. Além da CNA, a ministra Izabella Teixeira assinou acordos de cooperação com seis estados (Amapá, Alagoas, Paraíba, Roraima, Maranhão e Tocantins), entidades governamentais e civis, Banco do Brasil (BB) e ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Desenvolvimento Social (MDS) e Desenvolvimento Agrário (MDA). No total, 18 estados já assinaram termos de cooperação com o ministério para o processo de regularização dos imóveis rurais.


A ministra Izabella Teixeira ressaltou, ainda, a importância de os produtores aderirem ao CAR, primeiro passo do processo de regularização ambiental. A partir desse cadastro, será possível identificar, por exemplo, a necessidade de recomposição de áreas de reserva legal e de Preservação Permanente (APPs). Serão firmados acordos com os órgãos estaduais de meio ambiente para que possam acompanhar o processo de regularização ambiental das áreas rurais. Para Gilman Viana, o CAR permitirá quantificar os serviços ambientais prestados pelos produtores rurais.


Fonte: Assessoria de Comunicação CNA. Pela Redação. 21 de dezembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja