• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Conab aprova reestruturação para ser mais transparente


Sexta-feira, 21 de dezembro de 2012 - 08h50

O conselho de administração da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) aprovou nesta quarta-feira (19/12) um projeto de reestruturação que prevê a criação de superintendências para aprimorar sua governança. O presidente da CONAB, Rubens Rodrigues dos Santos, disse que serão criadas superintendências para tratar das áreas de custos, controles internos e riscos corporativos.


Rodrigues dos Santos afirmou que, no início, os novos segmentos ficarão subordinados à presidência da estatal e garantiu que a proposta não resultará em despesas adicionais. "Ao contrário, ainda teremos sobra, uma reserva técnica", destacando que as mudanças darão mais transparência às ações da CONAB. A reestruturação é o primeiro passo para transformar a empresa em sociedade anônima.


Ao justificar a criação de uma superintendência para a área de custos, o executivo explicou que a CONAB presta serviços, pois é responsável pelos programas sociais do governo ligados à segurança alimentar, além de uma série de atividades como armazenagem e classificação, leilões, operações logísticas, estudos e previsões de safra, tudo isto sem ter uma precificação. Ele afirmou que pretende saber até os custos detalhados de cada pequeno armazém do interior.


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou na terça-feira (18/12) o projeto de lei que propõe a criação de uma subsidiária da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a Embrapa Tecnologias S.A (EMBRAPATEC), uma sociedade por ações de capital fechado, com sede no Distrito Federal.


O texto segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta original do senador Delcídio Amaral (PT-MS), alterada pelo relator, o senador Gim Argello (PTB-DF), era de abertura do capital social da EMBRAPA, preservando o controle pela União, que manteria mais de 50% das ações com direito a voto.


Segundo a proposta em curso, a EMBRAPATEC deverá vender tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela EMBRAPA, explorar o uso de marcas e direitos decorrentes da propriedade intelectual, inclusive proteção de cultivares e mudas, com o propósito de aplicar parcela dos recursos arrecadados em investimento e custeio de pesquisa agrícola.


Fonte: Suinocultura Industrial. Pela Redação. 20 de dezembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja