• Sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Brasil está comprando mais soja do Paraguai

Quebra da safra no sul do país reduziu produto nas cooperativas. Por causa do frete, adquirir o grão do MT sai mais caro que importar.


A cooperativa de Céu Azul, região oeste do Paraná, encheu o silo com 30 toneladas de soja compradas do Paraguai. A quantidade é 50% maior que a do ano passado.

Como a safra 2012 de soja no Brasil teve quebra de mais de 10 milhões de toneladas, por causa dos problemas climáticos, a empresa recorreu ao país vizinho.

Segundo o Ministério da Agricultura, o ano passado o Brasil importou do Paraguai 40 mil toneladas de soja. Este ano já foram 125 mil toneladas, três vezes mais.

Muitos comprados estão na região oeste do Paraná. A cooperativa de Cascavel importou 6 mil toneladas e foi a primeira vez que negociou o produto com os paraguaios.

As empresas alegam, basicamente, dois motivos para importar soja, primeiro, a qualidade do grão paraguaio, semelhante a do grão brasileiro, e segundo, e mais importante, o preço, menor, devido a principalmente os custos com transporte.

Fonte: Suinocultura industrial. Pela Redação. 10 de dezembro de 2012.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja