• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Suinocultura melhora e supera as expectativas


Segunda-feira, 10 de dezembro de 2012 - 08h56

Este ano foi um período de desafios para o setor de carnes, entre elas a suína. No primeiro semestre, a suinocultura viveu sob as amarras dos embargos russo e argentino. Houve aumento da oferta interna de carne e recuo dos preços, com consequente perda de margem pelos produtores e frigoríficos.


No segundo semestre vieram os custos elevados, devido à alta de preços de milho e farelo de soja. Apesar dessa situação adversa, o setor termina o ano com perspectiva melhor do que esperava.


Ucrânia e Hong Kong substituíram Rússia e Argentina e os preços reagiram, ajudados ainda pelo consumo interno.


A avaliação é de Pedro de Camargo Neto, presidente da Abipecs (Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína).


O próximo ano poderá ser melhor ainda. A grande aposta é a abertura do mercado japonês, o principal importador mundial de carne suína. Só neste ano, as importações do país deverão somar 1,3 milhão de toneladas, 13% das exportações mundiais.


Além disso, as vendas para a China poderão crescer, e a Rússia, elevar o número de frigoríficos aptos a exportar.


Esses mercados são importantes porque remuneram melhor a carne do que Ucrânia e Hong Kong, países que não deverão sair, no entanto, da mira dos exportadores.


A produção nacional de carne suína subiu para 3,5 milhões de toneladas neste ano. Já as exportações serão de 580 mil toneladas. Houve uma reação das vendas nos meses de setembro e de outubro. A queda nos preços externos, no entanto, faz as receitas recuarem 4,5% no ano.


Para 2013, Camargo Neto espera um aumento tanto no volume como nos preços da carne exportada.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 7 de dezembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja