• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Aurora, Sebrae, Senar, Sescoop e cooperativas sustentam o maior programa para produtores rural do Brasil


Quarta-feira, 28 de novembro de 2012 - 08h55

O maior programa de formação profissional-empresarial do setor primário da economia sul brasileira, atualmente chamado de projeto de Desenvolvemento dos Empreendedores Rurais Cooperativistas sustentado pela Coopercentral Aurora Alimentos, Sebrae/SC, Senar/SC, Sescoop/SC e pelas cooperativas agropecuárias, completou 15 anos em 2012 com mais de 18 mil famílias atendidas (36 mil pessoas).


O projeto é formado pelos programas Qualidade Total Rural e De Olho na Qualidade Rural. Nessa década e meia foram formados pelo QTR 295 grupos com 4.935 famílias, e, pelo De Olho, 734 grupos com  13.142 famílias atendidas. Cada grupo é formado por 18 propriedades rurais, sendo dois participantes de cada, o que totaliza 36 pessoas por grupo.


Em 2013 o programa absorverá investimentos da ordem de 1 milhão e 100 mil reais, valor assegurado pelos parceiros envolvidos. Para o ano vindouro estão confirmados mais 48 grupos do De Olho na Qualidade Rural, atingindo 864 famílias, totalizando 4.992 horas de treinamento. Serão 28 grupos da Cooperalfa, 7 da Copérdia, 2 da Itaipu, 1 da  Caslo, 5 da CooperA1, 1 da Coopervil, 2 da Auriverde, 2 da Coolacer e 2 granjas-matrizes.


No curso Qualidade Total Rural (QTR) serão outros 15 grupos, beneficiando 270 famílias, totalizando 4.710 horas de treinamento. As turmas estão assim distribuídas: 6 da Cooperalfa, 3 da Copérdia, 2 da Itaipu, 1 da Caslo, 1 da Cooper A1, 1 da Copervil e 1 da Coolacer. 


Os Times da Excelência são grupos formados com famílias que já fizeram as duas etapas do programa e buscam desenvolver e dar continuidade a aplicação prática das ferramentas da qualidade, trabalhando problemas comuns. Para esse fim serão organizados 16 grupos com 288 famílias, que farão 1.280 horas de treinamento. As turmas do "Times da excelência" são 4 da Cooperalfa, 2 da Copérdia, 2 da Itaipu, 7 da Cooper A1 e 1 da Auriverde.


Em todo o ano de 2013 serão assistidas 1.424 famílias, com 11.032 horas de treinamento. Atuarão na capacitação e na transmissão de conhecimentos 22 educadores, credenciados pelo Sebrae/SC. A coordenação geral e acompanhamento continua com a Aurora, assessorada pelos coordenadores ligados às cooperativas filiadas, equipes técnicas que auxiliam na mobilização dos grupos e avaliação pós-curso.


O convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e a Aurora foi assinado nesta semana na sede da Coopercentral, em Chapecó, pelo presidente do sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo com o presidente da cooperativa central Mário Lanznaster, o vice-presidente Neivor Canton e o diretor da agropecuária Marcos Antônio Zordan.


O coordenador de treinamento da Aurora, Joel José Pinto, realça que essa é uma das mais antigas e vitoriosas parcerias orientadas para a profissionalização de produtores rurais do país. Trata-se de um imenso programa de formação profissional rural com duas vertentes: o programa De Olho na Qualidade e Qualidade Total Rural Os investimentos permitem a formação anual de milhares de produtores rurais do extremo oeste,  oeste, meio oeste, planalto norte e planalto serrano de Santa Catarina.


O foco é o gerenciamento da propriedade e a solução de problemas, tendo como beneficiadas as famílias de produtores de suínos, aves, grãos e leite filiadas às cooperativas agropecuárias.


Fonte: Avicultura Industrial. Pela Redação. 27 de novembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja