• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Frigorífico recebe aval para vender carne suína à China


Quinta-feira, 22 de novembro de 2012 - 16h06

Maiores consumidores de carne suína do mundo, os chineses poderão ter em breve produto gaúcho à mesa. Autoridades sanitárias confirmaram que a unidade da Cotrijuí de São Luiz Gonzaga está autorizada a vender para o país asiático.


A planta gaúcha é quinta no país a obter liberação para enviar carne suína à China. Antes, dois frigoríficos catarinenses e um goiano estavam habilitados. Em maio, a lista aumentou com a inclusão da planta da Brasil Foods em Uberlândia (MG).


Mesmo que o volume inicial exportado pelo Brasil seja pequeno - de janeiro a setembro, foram 2,6 mil toneladas, conforme a Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs) -, a abertura do mercado com consumo per capita de 37,3 quilos ao ano é considerada fundamental.


"É um mercado novo, que amplia o consumo por causa do crescimento da população. Além disso, a renda dos chineses vem aumentando. Será um importador expressivo no futuro", destaca o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado (Sips), Rogério Kerber.


Ainda é cedo para determinar o volume de compra dos chineses, na opinião do diretor secretário da Cotrijuí e presidente do Sips, Osmildo Bieleski. A planta frigorífica de São Luiz Gonzaga abate cerca de 40 mil animais por mês.


"Precisamos trabalhar com os produtores questões de sanidade para se adequar ao mercado chinês. Provavelmente, a gente nem comece as exportações neste ano", salienta Bieleski.


O presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto, avalia que a Cotrijuí já deveria ter recebido aval no ano passado. O dirigente esteve na China, onde negociou a garantia da liberação. A expectativa, agora, é autorização do frigorífico da Alibem, em Santa Rosa:


"Tivemos a promessa de que deverá ser liberada nas próximas semanas", afirma Camargo Neto.


Fonte. Suino.com. Pela Redação. 21 de novembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja