• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Safra global de trigo deve cair para 649,3 milhões/toneladas em 2012/2013


Sexta-feira, 16 de novembro de 2012 - 08h39

A produção mundial de trigo no ciclo 2012/2013 deve cair para 649,3 milhões de toneladas, ante as 695,69 milhões de toneladas do ano-safra anterior, projetou o presidente da consultoria norte-americana AgResource, Dan Basse, nesta quarta-feira (14/11).


De acordo com o executivo, o cenário dos grãos se desassociou dos problemas da economia global, o que é característico de um mercado altista que está sendo sustentado por questões de oferta. Para ele, a pressão de alta sobre os preços deve permanecer, já que a China não mostra sinais de desaceleração em sua demanda por cereais.


Basse disse temer que as condições climáticas desfavoráveis permaneçam em 2013, o que pode influenciar a direção dos preços. "Como resultado de restrições do mercado da antiga União Soviética, a América do Norte deve abastecer os países importadores na primeira metade de 2013. Já a América Latina ficará com o período posterior", avaliou.


O analista advertiu que as licenças de exportação da União Europeia estão crescendo rapidamente, o que limita a oferta destinada a países importadores de trigo de fora do bloco. Para ele, as exportações devem diminuir, principalmente porque os estoques de países da antiga União Soviética se aproximam do esgotamento.


A oferta dos Estados Unidos e Canadá deve influenciar preços do trigo na primeira metade de 2013, já que o trigo soft de inverno dos EUA é o mais barato do mundo, afirmou Basse.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 14 de novembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja