• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Clima preocupa cafeicultores


Segunda-feira, 5 de novembro de 2012 - 08h43

O clima quente das últimas semanas preocupa os cafeicultores das principais regiões produtoras de café do país. Em outubro, segundo dados da Somar Meteorologia, choveu apenas um terço do previsto para o mês nas regiões dos cafezais, justamente no período em que eles se encontram na fase em que as flores necessitam de umidade em quantia adequada para que os pequenos botões se fixem aos ramos e, depois, se tornarem frutos.


Segundo o Conselho Nacional do Café (CNC), a safra 2013 será, naturalmente, menor em função do ciclo bienal das lavouras. Em 2012, a safra brasileira registrou um volume de aproximadamente 50 milhões de sacas (de 60kg).


Mercado


As cotações do café arábica voltaram a cair na bolsa de Nova York no acumulado desta semana, contrariando as expectativas do mercado nacional. Segundo analistas, um dos principais fatores das recentes quedas baseia-se no temor de que a desaceleração econômica ao redor do mundo possa reduzir a demanda por commodities.


De acordo com dados da Organização Internacional do Café (OIC), os volumes de estoques no final do ano safra 2011/2012 estavam em cerca de 25,7 milhões de sacas, sendo que os países importadores detinham 18,4 milhões de sacas e os produtores apenas 7,3 milhões.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 1 de novembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja