O clima quente das últimas semanas preocupa os cafeicultores das principais regiões produtoras de café do país. Em outubro, segundo dados da Somar Meteorologia, choveu apenas um terço do previsto para o mês nas regiões dos cafezais, justamente no período em que eles se encontram na fase em que as flores necessitam de umidade em quantia adequada para que os pequenos botões se fixem aos ramos e, depois, se tornarem frutos.
Segundo o Conselho Nacional do Café (CNC), a safra 2013 será, naturalmente, menor em função do ciclo bienal das lavouras. Em 2012, a safra brasileira registrou um volume de aproximadamente 50 milhões de sacas (de 60kg).
Mercado
As cotações do café arábica voltaram a cair na bolsa de Nova York no acumulado desta semana, contrariando as expectativas do mercado nacional. Segundo analistas, um dos principais fatores das recentes quedas baseia-se no temor de que a desaceleração econômica ao redor do mundo possa reduzir a demanda por commodities.
De acordo com dados da Organização Internacional do Café (OIC), os volumes de estoques no final do ano safra 2011/2012 estavam em cerca de 25,7 milhões de sacas, sendo que os países importadores detinham 18,4 milhões de sacas e os produtores apenas 7,3 milhões.
Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 1 de novembro de 2012.
Agro Num Instante - Episódio 515 - Carne bovina com preços em queda para junho
Mercado do boi gordo aquecido, apesar das baixas temperaturas
Encontro de Intensificação de Pastagens 2025: o lucro sumiu. Começam as investigações
Boi gordo: cotação estável para todas as categorias em São Paulo
Receba nossos relatórios diários e gratuitos