• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Lanagro Pará obtém ISO/IEC 17025 junto ao Inmetro


Quinta-feira, 1 de novembro de 2012 - 09h04

O Laboratório Nacional Agropecuário no Pará (Lanagro/PA) possui certificado de qualidade ISO/IEC 17025. A unidade recebeu a acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), na última terça-feira, 23 de outubro. Agora, todos os laboratórios da Rede Lanagro possuem o registro, aplicável a laboratórios de calibração e de ensaio.


De acordo com o coordenador-geral de Apoio Laboratorial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ernesto Viegas, a certificação é fundamental para criar condições de confiança mútua, facilitando a circulação e a aceitação de serviços e de produtos nos mercados nacional e internacional. Esta conquista é de extrema importância para a rede de laboratórios do MAPA e representa significativo avanço na área da defesa agropecuária.


O ISO 17025 serve para comprovar a competência de laboratórios e permite a rastreabilidade dos testes, garantindo que o resultado final seja passível de comprovação por meio de auditorias. Para conseguir a certificação, vários procedimentos padrão devem ser seguidos pelo laboratório, além da necessidade de maior investimento em treinamento, infraestrutura e contratação de serviços especializados de calibração e manutenção.


A certificação impõe um processo contínuo de melhoria da unidade, com o objetivo de desenvolver metrologia nas áreas da agropecuária e segurança dos alimentos promovido pela área laboral do Ministério da Agricultura.


Fonte: MAPA. Carlos Américo. 31 de outubro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja