• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Suspensão das exportações de trigo da Ucrânia pode elevar preços internacionais


Sexta-feira, 26 de outubro de 2012 - 08h23

A suspensão das exportações de trigo da Ucrânia pode aumentar os preços internacionais do cereal e prejudicar os fluxos tradicionais de abastecimento, projetou o comissário da União Europeia para agricultura e desenvolvimento rural Dacian Ciolos nesta quinta, dia 25/10.


Nesta quarta, dia 24/10, o Ministério da Agricultura ucraniano informou que a partir do dia 15 de novembro as exportações de trigo do país serão suspensas. O motivo é o temor de esgotamento dos estoques e escassez no mercado interno por causa de uma colheita pouco volumosa. As secas durante o verão do Hemisfério Norte prejudicaram lavouras de diversos países, inclusive da Ucrânia, levando os preços internacionais do milho, do trigo e da soja a disparar e despertando temores de uma repetição da crise alimentar global de 2007/2008.


"Estou muito decepcionado com esse anúncio. A suspensão vai acrescentar tensão desnecessária aos mercados agrícolas internacionais, e os que mais vão sofrer com isso serão os países mais pobres", afirmou o comissário.


Ciolos reconheceu a intenção da Ucrânia de garantir o acesso aos alimentos no mercado doméstico, mas fez um apelo ao país para que evite novas medidas que possam elevar os preços globais e perturbar o comércio internacional de alimentos.


Fonte: Ruralbr. Pela Redação. 25 de outubro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja