• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Safra é recorde, mas produtor teme pelo atraso na entrega de insumos


Quarta-feira, 10 de outubro de 2012 - 08h27

Os preços ajudaram e os produtores vão elevar a área de plantio. O resultado será uma produção recorde de grãos, próxima de 182 milhões de toneladas. Isso se o clima for favorável durante o desenvolvimento da safra.


A área semeada em 2012/13 está estimada em 52,2 milhões de hectares. Se confirmada, superará em 3% a anterior. A produção está baseada em dois produtos: soja e milho, que somam 156 milhões de toneladas, 85% do total de grãos do país.


Os dados são da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que prevê uma estabilidade na produção de arroz, o terceiro maior produto da lista nacional: 11,7 milhões de toneladas.


Glauber Silveira, presidente da Aprosoja Brasil, entidade que congrega produtores do país, diz que esse volume de produção pode ser ainda maior. No caso da soja, a área poderá crescer próximo de 3 milhões de hectares.


Se a safra correr bem, e alguns estados, como o Rio Grande do Sul, voltarem à produtividade normal, a produção será expressiva, diz.


Apesar desse cenário otimista, os produtores estão preocupados com o atraso na entrega de sementes e de adubos. Pior ainda, diz Silveira, os insumos químicos subiram de preço e há falta de alguns deles.


Mato Grosso terá o maior avanço de área e o estado destinará 6,4% mais terra do que em 2011/12 para a produção. A área deverá atingir 11,7 milhões de hectares.


A região sul vem a seguir, com aumento de 1,2% na área, devido ao crescimento de 4% no Rio Grande do Sul.


A área de milho cai para 14,9 milhões de hectares no país, enquanto a produção fica estável em 73 milhões de toneladas.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 10 de outubro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja