• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Esmagamento de soja cai na Argentina em agosto devido à seca


Quarta-feira, 3 de outubro de 2012 - 08h20

O esmagamento de soja da Argentina recuou 6,8 por cento em agosto, para 2,81 milhões de toneladas ante mesmo mês um ano atrás, em parte devido a menor oferta depois do estresse provocado pela seca na última temporada, disse o Ministério da Agricultura em seu último relatório.


Nos primeiros oito meses do ano, os esmagadores argentinos processaram 23,6 milhões de toneladas de soja, queda de 3,4 por cento ante o mesmo período do ano passado, apontaram dados do governo.


A Argentina produziu 529.719 toneladas de óleo de soja em agosto, queda de 2,7 por cento ante agosto de 2011. A produção de farelo caiu 5,6 por cento, para 2,2 milhões de toneladas.


Os preços da soja subiram cerca de 30 por cento até o momento neste ano, com o preço do farelo tendo um salto de 53 por cento. Os preços do óleo de soja caíram mais de 2 por cento durante o mesmo período.


O governo diz que a safra de soja 2011/12 totalizou 40,1 milhões de toneladas, bem abaixo da expectativa inicial de uma colheita de 52-53 milhões de toneladas e 18 por cento menor ante ao ciclo anterior.


Analistas da indústria disseram que o esmagamento da soja na Argentina também tem sido afetado pela competição com a China, que está importando mais grãos para processá-los em farelo e óleo em suas indústrias no país.


A capacidade ociosa das plantas esmagadoras da Argentina estava em 35 por cento em julho contra uma média de 25 por cento, de acordo com a câmara de esmagadores do país (Ciara), que prevê um nível de 32 por cento para o ano de 2012.


Fonte: Reuters Brasil. Pela Redação. 2 de outubro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja