• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Lavouras de trigo no Rio Grande do Sul são afetadas por granizo


Quarta-feira, 26 de setembro de 2012 - 08h25

A Emater avalia que o granizo que atingiu o Rio Grande do Sul na semana passada, entre os dias 18 e 19 de setembro, foi o maior responsável pelos danos nas lavouras de trigo. Além das pedras de gelo, chuvas e ventania prejudicaram as plantações. Segundo Luiz Ataides Jacobsen, assistente-técnico da Emater na regional de Passo Fundo, que atende 71 municípios, cerca de 40 municípios calculam perdas de safra. Mas números absolutos ainda não foram divulgados. "Já há solicitações de cobertura pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro)", diz, complementando que as solicitações do Proagro devem ajudar a dimensionar os prejuízos com maior precisão. "Informações quantificadas são impossíveis nesse momento", alerta.


Depois de uma avaliação das lavouras, Jacobsen diz que, no caso do trigo, ainda não há possibilidade real de verificação de perdas, mas que elas podem ter ocorrido. A Emater estima danos de 60% a 70% em algumas lavouras até perda total. Porém, há situações de prejuízos menores e até áreas que não foram atingidas. "Mas tivemos uma semana de tempo bom e com temperaturas amenas, o que, de certa forma, favoreceu a cultura", analisa Jacobsen.


Além dos impactos nas lavouras, também seguem em avaliação os danos à infraestrutura, diz o técnico da Emater. Jacobsen explica que há um grande número de casas, galpões, aviários e pocilgas derrubados ou destelhados. A ventania também interrompeu o fornecimento de energia elétrica em algumas comunidades por mais de quatro dias, com reflexos diretos, por exemplo, na produtividade menor do frango e no descarte de leite, pela dificuldade de ordenha e de resfriamento.


Conforme a Emater, a região de Passo Fundo registrou chuvas entre 96 e 146 milímetros, e ventos a partir de 83 quilômetros por hora (km/h), na medição da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no mesmo município, com casos relatados de até 120 quilômetros por hora.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 25 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja