• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

A Secex registrou a importação de 44 mil toneladas no mês passado. Tradicionalmente, os EUA não compram milho brasileiro.


Quinta-feira, 20 de setembro de 2012 - 08h51

O milho brasileiro está tomando novos rumos neste ano. Isso porque dois países de peso no mercado internacional de commodities entraram na disputa pelo produto brasileiro: Estados Unidos e China.


À medida que os números vão indicando quebra superior a 100 milhões de toneladas nesta safra nos Estados Unidos, os norte-americanos fizeram a primeira compra comercial de milho no Brasil neste ano.


A Secex registrou a importação de 44 mil toneladas no mês passado. Tradicionalmente, os EUA não compram milho brasileiro.


Os chineses há pouco tempo no mercado de importação do cereal, também incluíram o Brasil na lista dos países fornecedores.


Após compras insignificantes no primeiro semestre do ano, levaram 67 mil toneladas do produto brasileiro entre julho e agosto.


Não são apenas norte-americanos e chineses que se incluem na lista de novos parceiros do Brasil na comercialização de milho. A lista inclui vários países da América Central, antes compradores de EUA, África e Ásia.


Panamá, Porto Rico, Equador, Guatemala, Israel, Nigéria e Tailândia são alguns dos países que não compraram o cereal no ano passado e que agora adquirem bom volume neste ano.


A busca pelo produto brasileiro fez as exportações nacionais atingirem o recorde de 2,7 milhões de toneladas em agosto, volume que deve crescer ainda mais nos próximos meses.


As estimativas são de exportações superiores a 15 milhões de toneladas no ano.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 19 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja