• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Secretário relata ações adotadas para apoiar avicultores do Paraná


Quinta-feira, 20 de setembro de 2012 - 08h41

Atendendo ao pedido dos deputados estaduais, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, esteve na Assembleia Legislativa terça-feira (18/9) para falar sobre a crise que afeta a avicultura paranaense e as medidas adotadas pelo governo para apoiar os produtores. O segmento é responsável por cerca de 660 mil empregos no Paraná, entre diretos e indiretos.


O secretário disse que a estabilidade do setor e a manutenção dos empregos são uma preocupação do governo. "O governador Beto Richa está preocupado com a manutenção do modelo de integração entre empresas e avicultores, que deu tão certo no Paraná, e quer evitar a ameaça de quebra que paira sobre o setor", afirmou.


Ortigara lembrou que o Paraná se tornou o maior produtor nacional de carne de frango, com uma produção anual de 2,8 milhões de toneladas. Anualmente são abatidas no estado 1,4 bilhão de aves, o que corresponde a um abate de quatro milhões de aves por dia.


Ele informou que a Secretaria da Agricultura elaborou, em conjunto com entidades do setor produtivo, um documento com reivindicações, enviado aos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro; do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; da Fazenda, Guido Mantega; do Planejamento, Míriam Belchior; e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. "Precisamos socorrer o produtor, que mais uma vez é penalizado pelo aumento nos custos e queda na atividade, assim como aconteceu no início do Plano Real, há quase 20 anos, quando os produtores praticamente pagaram a conta da implantação da nova moeda", disse o deputado Elio Rusch. Os deputados Pedro Lupion, Jonas Guimarães, Francisco Bührer e Elton Welter também manifestaram preocupação com a crise e apoiaram as ações da Secretaria da Agricultura.


Origem da crise


De acordo com Ortigara, o setor avícola no estado vinha crescendo num "ritmo chinês" até que em agosto deste ano o preço da soja e do milho, grãos que compõem a ração animal, registrou alta além da normalidade, em decorrência do anúncio da quebra da safra de milho norte-americana. A tonelada de farelo de soja, que era vendida a R$611,82 em agosto de 2011, hoje está em R$1.400,00 - ou seja, o preço mais do que dobrou.


Propostas


De acordo com Ortigara, a recuperação da avicultura passa pela recuperação da perda de capital de giro das indústrias. O documento enviado ao governo federal pede a liberação de uma linha de crédito nos moldes do Procap Agro (Programa de Capitalização das Cooperativas Agropecuárias) para viabilizar a continuidade das atividades dos abatedouros nesse período de crise. Conforme o documento enviado ao governo federal, para solucionar o problema a taxa de juros para essa linha de crédito deve ser de no máximo de 5,5% ao ano ou Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) mais 1% ao ano e com prazo mínimo de cinco a seis anos para pagamento.


Fonte: Avicultura Industrial. Pela Redação. 19 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja