• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Demanda chinesa por algodão dá sinais de enfraquecimento


Quarta-feira, 19 de setembro de 2012 - 08h37

As compras de algodão feitas pela China no mercado global se mantiveram firmes por quase um ano, mas projeções norte-americanas indicam que essa demanda começa a se enfraquecer, segundo informações do Wall Street Jornal da edição de domingo (16/9). A nação asiática é o maior produtor, importador e consumidor da fibra no mundo. Se sua demanda pela commodity realmente recuar, os preços futuros do produto serão diretamente impactados, destaca a reportagem.


No último relatório mensal de oferta e demanda, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou que as importações chinesas da fibra norte-americana devem cair 51% no ano comercial 2012/13 na comparação com o ciclo anterior. "A situação envolvendo a China é de longe o componente mais crítico para o algodão", comenta Sharon Johnson Crump, especialista em algodão da corretora Knight Futures.


Desde setembro do ano passado, as cotações da fibra já tiveram desvalorização de 30% em razão da ampla oferta global e de uma demanda enfraquecida. Para o analista independente Mike Stevens, a queda só não foi maior justamente graças às compras chinesas. "Acho que não há dúvida de que as compras tenham sido o principal fator de sustentação dos preços."


Analistas e traders afirmam que dificilmente a China fará mais compras de algodão neste ano, uma vez que suas reservas estão em 30,6 milhões de fardos, ou 56% dos estoques iniciais globais, de acordo com o USDA. "Não devemos ter a China ativa" no mercado global, disse Crump, da Knight Futures.


Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 17 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja