• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Associação do Simental e Simbrasil vai certificar marcas de carne e lançará selo de qualidade


Sexta-feira, 14 de setembro de 2012 - 08h48

Até o final de 2012 a Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) deve concluir estudo inédito que permite à entidade realizar a certificação de marcas de carne produzidas a partir de animais com sangue Simental. A ABCRSS pretende lançar um selo de qualidade para atestar a origem e o produto final que será fornecido ao consumidor. A intenção é fomentar a iniciativa de produtores e frigoríficos na criação de marcas de carne preservando a identidade do Simental e Simbrasil.


Coordenado pelo consultor Roberto Barcellos foram avaliadas 35 novilhas Simbrasil de 20 meses com 16 arrobas e rendimento de carcaça de 52%. O abate foi programado no Frigol, em Lençois Paulista (SP) tendo a engorda dos animais ocorrida no Sitio Serra DAgua (Botucatu/SP). O produto final está sendo testado por consumidores da cidade em parceria com a butique Confraria da Carne.


Segundo o presidente da ABCRSS, Alan Fraga, a entidade está estruturada para realizar o processo de certificação e deverá agora definir os padrões para o uso da marca Simental nos projetos de produção e comercialização de carne premium. O programa das raças Simental e Simbrasil será de âmbito nacional.


"A experiência que fizemos deu um sinal de como a ABCRSS deve se posicionar no mercado. A ideia é fomentar as iniciativas privadas e regionais - formando mini-clusters, tendo a associação a responsabilidade de credenciar, certificar e qualificar o produto para o consumidor. E temos projeto não apenas para a carne mas para o leite e subprodutos oriundos de animais Simental".


Segundo Barcellos o volume de animais envolvidos no projeto, durante este início será apenas por iniciativas pontuais, conforme o andamento das pesquisas. Ele acredita que o projeto tem "um enorme potencial e deve ser definido com machos castrados e fêmeas jovens com terminação em confinamento, e presença mínima de 50% de sangue Simental ou superior como é o caso do Simbrasil".


A ABCRSS está em fase de negociações com Roberto Barcellos para estabelecer o processo da certificação e do lançamento do selo de qualidade.


Fonte: Miro Negrini. 5 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja