• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Embarque de carne de frango do Brasil cai 10% em agosto


Quarta-feira, 12 de setembro de 2012 - 08h52

As exportações brasileiras de carne de frango in natura e industrializada caíram 10,3% em agosto, para 317,9 mil toneladas, ante igual período de 2011, apontou levantamento de segunda-feira (10/9) da União Brasileira da Avicultura (Ubabef).


A receita com os embarques do mês recuou 15,7%, para 599 milhões de dólares.


Na semana passada, levantamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), que inclui apenas o produto in natura, já havia apontado recuo de 10,5% nas vendas externas de carne de frango.


"O resultado das exportações em agosto ocorre em um momento crítico para o setor, e reflete bem o que estamos alertando há meses: a falta de ações para combater as consequências da seca nos Estados Unidos, que impactou os preços dos grãos", disse Francisco Turra em nota.


Ele acrescentou que o número de agosto reflete ainda o efeito das greves dos fiscais agropecuários, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da Receita Federal. As paralisações dificultaram "gravemente os processos e as autorizações para os embarques de carne de frango", ressaltou o executivo.


Segundo a Ubabef, no acumulado do ano até agosto, os embarques recuaram 0,94%, com um volume total de 2,6 milhões de toneladas. A receita no período caiu 7,33%, somando 4,9 bilhões de dólares.


"A queda nas exportações só não foi maior porque os Estados Unidos, principal concorrente do Brasil, também vêm sofrendo os efeitos dos aumentos de preços dos grãos", disse Francisco Turra, presidente da Ubabef, em comunicado.


O setor enfrenta crise gerada pelo salto nos preços de grãos, principal insumo na criação de aves, que resultou em cortes na produção e demissão de mais de cinco mil pessoas.


O executivo alerta que, diante da perspectiva de manutenção de alto nível de embarques de grãos, a avicultura brasileira continuará a sentir o impacto da disparada dos preços de insumos. Acompanhamento da Ubabef aponta aumento de mais de 90% no custo da soja e de 40% no milho, no acumulado do ano.


Fonte: Avicultura Industrial. Pela Redação. 11 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja