• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Grãos afetam leite e custos vão para inflação


Terça-feira, 11 de setembro de 2012 - 08h40

A elevação de preços do milho e da soja impõe grandes perdas aos produtores de leite. A conta vai chegar aos consumidores e à inflação.


O custo de produção está acima do valor recebido pelo produto, levando o setor a reduzir a produção, frear investimentos e a aumentar o endividamento.


Pelo menos 40% dos custos dos produtores vêm da alimentação do rebanho. E milho e farelo de soja têm grande peso nessa composição, segundo Aline Barrozo Ferro, pesquisadora do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).


Cálculos do Cepea indicam que os custos de julho já superavam em 13% os de igual mês do ano passado. As novas pesquisas devem indicar uma variação ainda maior, já que os grãos ainda sobem.


Francisco Vilela, diretor da SNA (Sociedade Nacional de Agricultura) estima que os custos já estejam com alta de 25% neste ano.


"O pior é que não existem perspectivas de melhora no curto prazo", afirma Aline. Não se sabe ainda o quanto esses custos vão afetar a produção, mas certamente haverá oferta menor de leite, diz ela.


Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil, diz que os produtores vão pisar no freio na produção, já que recebem R$0,85 por litro de leite, mas o custo de produção é de R$0,90 na média nacional.


Uma das saídas para o produtor é alterar a alimentação do gado, o que trará menor produção. "Não queremos desabastecer o país, mas também não queremos quebrar", afirma ele.


Rubez diz que alguns produtores já começam a se desfazer das matrizes menos produtivas, o que deverá gerar uma oferta ainda menor de leite no mercado. "Está difícil um repasse dos custos da produção para o varejo, mas ele será inevitável com a quebra de produção."


Para Vilela, o setor só suportará essa situação adversa se o governo financiar as matrizes e suspender as importações de produtos lácteos.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 10 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja