• Quinta-feira, 18 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Em alta, milho pressiona carnes suínas e de frango


Quarta-feira, 5 de setembro de 2012 - 14h29

Os preços das carnes suína e de frango devem seguir em alta nas próximas semanas. Um dos culpados é o milho. Empregado na alimentação, ele subiu de preço mesmo com a grande produção.


A recém-concluída safrinha do grão no país foi 60% maior em relação a de 2011, conforme estimativa da Scot Consultoria, de Bebedouro-SP.


Apesar da oferta abastada, o produtor ampliou as exportações do grão, atraído pelos bons preços internacionais devido à quebra da safra dos Estados Unidos.


Apenas em agosto, o país exportou 2,7 milhões de toneladas, 81% acima do volume embarcado no mesmo período de 2011.


O Ministério da Agricultura garantiu nesta terça-feira (4) que as exportações do grão estão dentro das previsões.


Segundo o órgão, o consumo nacional de milho é de 50 milhões de toneladas por ano e os estoques atuais, somados à produção, devem disponibilizar 78 milhões de toneladas.


Farelo


Apesar da garantia do Ministério, consultores esperam ver para crer. Caso o milho e o farelo de soja - outro importante componente da alimentação de frangos e de suínos - sigam com preços em alta, haverá imediato repasse nos valores ao consumidor.


"Entre agosto último e o mesmo mês de 2011 o preço do milho já subiu 13,5%", diz Rafael Ribeiro de Lima Filho, zootecnista e consultor da Scot.


O repasse desse percentual, observa, é transferido para os custos da alimentação, que representam 40% do preço final da carne suína e de frango.


Mas há a tendência de um cenário mais calmo. Segundo Lima Filho, a quebra na safra dos EUA já está consolidada, assim como se sabe sobre a grande produção brasileira.


Sendo assim, é possível também que os preços recuem, com efeito nas tabelas dos açougues.


Fonte: Jornal A Cidade. Pela Redação. 4 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja