• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Frigoríficos brasileiros estudam criar “nota” socioambiental para pecuaristas


Quinta-feira, 30 de agosto de 2012 - 09h11

Os frigoríficos querem dar notas aos pecuaristas pelas práticas socioambientais, em um modelo semelhante ao adotado por agências de classificação de risco na avaliação de bancos ou países.


A proposta, elaborada pela Abiec (Associação Brasileira da Indústria de Carne Bovina), será discutida hoje (30/8) e na sexta-feira (31/8) com a Procuradoria-Geral da República e com a Abras (Associação Brasileira dos Supermercados).


Trata-se de uma nova tentativa de elevar o nível das informações que os frigoríficos têm de seus principais fornecedores, diante de crescentes exigências socioambientais.


Fernando Sampaio, diretor-executivo da Abiec, acredita que o "rating" pode estimular os pecuaristas a apresentar mais dados sobre suas propriedades.


Quanto mais informações divulgadas e maior o nível de regularização, maior a nota.


"Queremos diferenciar quem está no vermelho", diz Sampaio, referindo-se aos pecuaristas excluídos do fornecimento de grandes frigoríficos por falta de informações.


Em 2009, quando o Greenpeace relacionou a pecuária ao desmatamento da Amazônia, os principais frigoríficos se comprometeram a não comprar bois de áreas desmatadas e com problemas agrários ou de trabalho escravo.


Para compor o rating, serão analisadas informações geográficas (por imagens de satélite), da documentação da propriedade e das listas de irregularidade do Ibama e do Ministério do Trabalho.


Além da indústria, do MP e do varejo, o rating também pode interessar aos bancos em seus processos de avaliação do risco de crédito ou de seguro, acredita a Abiec.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 29 de agosto de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja