• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Valorização das commodities deve refletir nos custos de produção em MT


Quarta-feira, 8 de agosto de 2012 - 15h28

Além dos problemas como a falta de commodities no país, os preços superaquecidos do milho e da soja trazem outra preocupação ao produtor. O aumento dos preços da soja, por exemplo, não surtirá grandes efeitos na safra 2011/2012 para o produtor, em razão de que praticamente 100% da safra já foi comercializada em Mato Grosso. Porém, conforme o setor, esse preços já estão influenciando no custo de produção da safra 12/13 no estado.


Segundo o produtor rural Antônio Galvan, esse cenário é ruim para o setor que já está pagando mais caro para plantar essa safra. "Você tem uma supervalorização em razão da alta nos preços e a escassez do produto, o que não garante um lucro maior no próximo ano", pontua.


De acordo com ele, o baixo estoque da soja no país em consequência da quebra de safra dos Estados Unidos faz com que o custo de produção seja maior, entretanto não garante valores altos para o próximo ano. "É um mercado incerto", afirma.


Conforme o vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, Naildo Lopes, não há praticamente mais nada de soja no campo em todo o país. Segundo informações do setor no país, a maior parte dos silos está vazio nas fazendas. E o produto que ainda não foi esmagado, já tem senha para embarque nos portos.


Estoque


A expectativa do mercado é que vão sobrar 500 mil toneladas do produto até o fim deste ano no país. Historicamente, as reservas nacionais ficam entre 2,5 milhões de toneladas e 3 milhões de toneladas.


Fonte: Folha do Estado. Por Danielle Gomes. 7 de agosto de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja