• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

FAO destaca queda da produção brasileira de arroz


Terça-feira, 7 de agosto de 2012 - 08h42

A FAO, braço das Nações Unidas para agricultura e alimentação, estima que o Brasil será o país que terá a maior queda relativa da produção de arroz em 2012 e precisará importar 50% mais do que em 2011. A colheita brasileira é estimada em 11,6 milhões de toneladas, queda de 15,1% em razão da menor incidência de chuvas e do redirecionamento de áreas de plantio para outras commodities de melhor remuneração, como a soja.


Com isso o país precisará importar 300 mil toneladas a mais que em 2011, ou 900 mil toneladas no total, para compensar a fraca produção. Em todo caso, o Brasil ainda conseguirá manter um certo nível de exportação (800 mil toneladas), mas a queda em relação ao ano passado será de 38,6%. No Uruguai, a produção deve decrescer 13,3% e na Argentina, 9,9%. As exportações cairão 4% e 11,4%, respectivamente. A Venezuela terá de importar cerca de 340 mil toneladas, a exemplo do que já aconteceu em 2011.


A FAO rebaixou a estimativa para a produção global de arroz, mas deixou claro que a oferta continuará a superar a demanda. A agência garantiu, também, que não há risco de crise alimentar no cenário atual. A produção mundial é prevista em 724,5 milhões de toneladas, ou 7,8 milhões de toneladas a menos que o inicialmente estimado. A principal causa apontada são as chuvas de monções abaixo do esperado na Índia.


Em contraste com a tendência de alta para milho e trigo no mercado internacional, o preço do arroz manteve-se estável depois de ter aumentado 2% em maio. Para a FAO, a possibilidade de alta de preços é mínima para os próximos meses. A previsão para o médio prazo é incerta. 


Fonte: Valor Econômico. Por Assis Moreira.7 de agosto de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja