• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Soja transgênica da Monsanto é aprovada na Coreia do Sul


Quinta-feira, 26 de julho de 2012 - 09h08

A Monsanto obteve a aprovação de sua nova soja transgênica pelas autoridades da Coreia do Sul, indicando que o produto poderá ser comercializado no país.


A agência sul-coreana KFDA (Korea Food & Drug Administration), que regula alimentos, medicamentos e biotecnologia no país, aprovou a importação de soja produzida com a nova tecnologia.


A nova semente, batizada de Intacta RR2 Pro, possui dois genes modificados, sendo que um protege contra as principais lagartas que atacam a soja, e o outro garante resistência ao herbicida glifosato.


A tecnologia foi aprovada no Brasil pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em agosto de 2010, e também obteve o aval de autoridades americanas.


Neste mês, a União Europeia também liberou a importação dessa variedade de soja.


A semente foi projetada com foco no mercado brasileiro, mas a companhia decidiu não comercializá-la antes que a tecnologia fosse aprovada nos principais mercados de soja do país. Essa estratégia visa evitar que o Brasil sofra sanções sanitárias, que poderiam prejudicar todo o escoamento da produção.


Agora, a Monsanto espera apenas o aval da China para autorizar o uso da nova tecnologia no Brasil. A expectativa é que a liberação ocorra ainda nesta safra, para que a semente esteja disponível para plantio na safra 2012/2013.


A nova semente será comercializada de duas maneiras: diretamente pela Monsanto, e também por meio de parceria com outras empresas licenciadas.


Hoje a única variedade de soja transgênica comercializada no Brasil é a Roundup Ready (RR), também da Monsanto, que possui apenas resistência ao herbicida glifosato. O Brasil é o segundo maior mercado da Monsanto, atrás apenas dos Estados Unidos.


Fonte: Brasil Econômico. Pela Redação. 25 de julho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja