• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Suinocultores esperam o apoio dos parlamentares e lideranças na busca pela regulamentação


Terça-feira, 24 de julho de 2012 - 09h18

A suinocultura vive um momento histórico. A busca pelo reconhecimento e a regulamentação do setor é unânime entre o setor produtivo. Após o Manifesto pacífico realizado em Brasília na última semana, as lideranças políticas e das entidades mantém o compromisso de mudar a realidade da atividade, em um curto espaço de tempo, para salvar uma parte do setor, que conseguirá resistir nesta crise. "Acredito que o controle de produção no Brasil é necessário e vai oferecer segurança aos produtores que estão inseridos no mercado. É importante que o governo proteja os suinocultores que estão trabalhando no setor, e não apenas aos aventureiros, que chegam para ampliar em grande escala a produção", destaca o senador catarinense, Cassildo Maldaner.


Preço mínimo e controle de produção, essas são as linhas de frente que precisam ser reforçadas pelo setor produtivo, até que haja a regulamentação do setor. Mas também é necessário que o governo reconheça a atividade, assim como faz com outros segmentos da economia. "O governo pode fazer mais pela atividade suinícola e vamos estar atentos para que essa realidade, de maior atenção ao suinocultor, seja concretizada. Eu diria que quando falamos em um produtor, é preciso considerar, tanto quanto consideramos o setor da linha branca. Queremos que o suinocultor tenha o mesmo tratamento pelo governo federal", comenta o senador catarinense, Paulo Bauer.


O compromisso dos parlamentares em relação à suinocultura precisa seguir ativo. A organização do setor somente será possível se houver a cobrança por todos os lados. "Os produtores estão fazendo a sua parte, viajaram horas para chamar a atenção do governo. Ergueram bandeiras, defenderam a atividade, apenas pela vontade de continuar no campo produzindo alimentos", destaca o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivanio de Lorenzi.


E neste cenário, a suinocultura também conquistou aliados importantes. Defensores da atividade. "Sempre defendi a produção. E algo que me impressiona é a falta de atenção do governo para a suinocultura. O produtor é competente, dispõe sua família no trabalho, e precisa ser remunerado. Somente com um PGPM - Programa de garantia de preço mínimo será possível manter essa atividade tão importante para a economia", pontua o Analista Econômico, Miguel Daoud (Canal Rural).


Para o jornalista especializado em economia, Valter Puga (Canal do Boi/BM&FBovespa), a suinocultura veio para ficar. O setor de carnes no Brasil conta com mercado em todo o mundo, e vamos conseguir, no caso da suinocultura, romper as barreias, e avançar muito. A suinocultura é forte e deve se manter assim, reforça o jornalista.


Assim deve se manter o setor, estruturado para que a suinocultura do futuro possa ser diferente, possa ser reconhecida, assim como outras atividades. A ACCS reforça que o setor não pode abaixar a cabeça novamente e deixar de lutar pela sobrevivência da atividade. É preciso estar mobilizado para fortalecer o setor.


Fonte: Suinocultura Industrial. Pela Redação. 23 de julho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja