• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Monsanto aguardará China após UE aprovar nova soja transgênica


Sexta-feira, 6 de julho de 2012 - 09h47

Após obter na semana passada aprovação da União Europeia para uma soja transgênica inédita, a Monsanto informou nesta quinta-feira (5/7) que aguardará o aval da China, principal importador global, para lançar o produto no mercado brasileiro.


"Com a Monsanto está tudo OK, mas continua esperando a China aprovar... Assim que a China aprovar, (a Monsanto) lança comercialmente, e na China está tudo seguindo os trâmites", disse um porta-voz da multinacional no Brasil.


A soja Intacta RR2 PRO, segundo a Monsanto, oferece proteção contra as quatro principais lagartas que atacam a cultura da soja (lagarta da soja, falsas medideiras, broca das axilas e lagarta das maçãs) e tolerância ao herbicida glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready (RR).


A variedade, a primeira desenvolvida com genes combinados especialmente para o Brasil, já foi plantada sob condições estritas, em circuito fechado, em 500 campos espalhados pelos principais estados produtores. Segundo nota da Monsanto, o produto oferece produtividades "sem precedentes".


Em entrevista à Reuters no final do ano passado, o presidente Monsanto no Brasil, André Dias, disse que esperava lançar a Intacta ainda para plantio na safra 2012/13, desde que os principais importadores, incluindo a China, aprovassem o produto.


A União Europeia é o maior importador de farelo de soja do Brasil, enquanto a China é o maior importador do grão.


A Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) comemorou em nota a aprovação, que traz "benefícios e tranquilidade aos produtores e, agora, a garantia de que poderão exportar também para a União Europeia", referindo-se à nova variedade.


"Mais do que garantir mercado aos produtores que optarem pela nova tecnologia, as aprovações de comercialização ajudam a aumentar as exportações brasileiras de commodities e, consequentemente, incrementar a renda do produtor...", disse em nota o presidente da Abrasem, Narciso Barison Neto.


No Brasil, a soja Intacta RR2 foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em 19 de agosto de 2010, mas o plantio comercial não foi iniciado pela Monsanto, que já licenciou várias empresas para produzir as sementes.


Fonte: Reuters. Por Roberto Samora. 5 de julho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja