• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Argentina volta a reduzir estimativa para safra de soja


Sexta-feira, 22 de junho de 2012 - 09h55

O governo da Argentina voltou a reduzir sua estimativa para a produção doméstica de soja da safra 2011/12. De acordo com relatório divulgado ontem (21) pelo Ministério da Agricultura, o país deve colher 40,3 milhões de toneladas da oleaginosa, 1,2 milhão de toneladas menos do que na estimativa anterior. Trata-se ainda de uma queda de 8,6 milhões de toneladas ou 17,6% em relação à temporada passada.


As estimativas para a produção argentina foram progressivamente reduzidas à medida que os efeitos da estiagem sobre as regiões produtoras da província de Buenos Aires ficaram mais evidentes. Até o momento, cerca de 97% da safra foi colhida, segundo a Pasta.


Trigo


A estimativa para o plantio do trigo da safra 2012/13 também foi reduzida. De acordo com o relatório do governo, os produtores vão cultivar 3,8 milhões de hectares, 200 mil hectares a menos do que o estimado em maio. Em relação à safra passada, trata-se de uma queda de 17,5%.


A Argentina é o quinto maior exportador mundial de trigo, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A maior parte dos embarques tem o Brasil como destino.


O plantio está apenas começando e as condições de solo são favoráveis após um período de chuvas. Apesar disso, a decisão de plantar foi desestimulada pela queda nos preços domésticos diante das restrições impostas pelo governo sobre as exportações.


Na safra passada, os argentinos plantaram 4,6 milhões de hectares na safra 2011/12, contra 5,9 milhões de hectares na safra 2007/08, quando o governo começou a limitar os embarques. Trata-se ainda de uma área muito inferior à de 7,1 milhões de hectares cultivados na temporada 2001/02.


O governo argentino limita as exportações de milho e trigo com o objetivo de conter os preços no mercado doméstico. As autoridades apenas liberam os embarques quando concluem que há produto suficiente para abastecer a demanda doméstica.


Fonte: Valor Econômico. Pela Redação. 21 de junho de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja